CSC – Centro de Serviços Compartilhados

Muitas atividades de uma empresa são comuns a várias áreas e, principalmente em grandes organizações, reuni-las em uma única unidade de negócio traz uma série de vantagens em termos de gestão, possibilitando, por exemplo, que cada área se concentre em seu “core business”.

Entre os benefícios de um Centro de Serviços Compartilhado, destacam-se a padronização de processos e sistemas; redução de custos operacionais devido à economia de escala; maior facilidade para estabelecer controles e atender exigências de conformidade; mais agilidade na implementação de melhorias e de mudanças-chave.

Um componente essencial de um Centro de Serviços Compartilhados é a solução de Self-Service, que disponibiliza um portal de autoatendimento de requisições de serviços em que todos os processos são integrados, desde a solicitação até a conclusão. O portal de autoatendimento libera o Centro de Serviços Compartilhados, que se encarrega apenas das solicitações de serviços mais complexos e ainda não padronizados.

A solução de Self-Service permite que os usuários solicitem serviços e acompanhem o status de seus pedidos, além de possibilitar ainda a construção de uma base de Conhecimento aberta para consultas.

  • Aumentar a eficácia do atendimento às solicitações de serviços operacionais
  • Gerenciar de modo efetivo as demandas e os recursos disponíveis
  •  Ter mais agilidade na integração de processos operacionais em casos de fusões e aquisições
  •  Dar mais autonomia a funcionários no que se refere às suas solicitações de serviços
  •  Melhorar a percepção que os funcionários têm quanto à prestação de serviços
  •  Simplificar e automatizar processos operacionais
  •  Evitar desperdícios, retrabalhos e perdas administrativas e operacionais
  •  Racionalizar o relacionamento com fornecedores
  •  Reduzir custos diretos e ampliar o atendimento aos clientes.